Como conseguir certificado de conclusão do Ensino Fundamental

Se você acabou se atrasando ou interrompendo seus estados, pode ser que tenha ficado com a grade curricular incompleta. Isto quer dizer que não pôde adquiri o seu certificado de conclusão, No Brasil, o índice de estudantes que não condizem com idade média prevista para o fundamental ainda é bem alta.

Por isso, existem algumas possibilidades para auxiliar os estudantes que se enquadram nessa situação. Não terminou o fundamental?

De acordo com o Ministério da Educação (MEC) e o Governo Federal, a idade máxima para um estudante estar no ensino Fundamental é 15 anos. Enquanto isso, para o Ensino Médio, a previsão é de até 18 anos.

Quando atinge essa idade dentro das séries estabelecidas, o estudante fica fora da faixa etária de idade para os níveis de ensino. E então, o que deve ser feito?

Bem, existem algumas opções que o mesmo pode usar para conquistar o seu certificado. E vale lembrar que essas opções são válidas até para quem desistiu de estudar e quer retomar os estudos novamente.

Encceja

Para combater o cenário de pessoas sem o nível básico de estudo, os órgãos responsáveis pela educação desenvolveram o programa EnccejaMas o que seria?

O Encceja é um exame dividido em duas categorias, no qual os estudantes devem responder a questões relacionadas as matérias do ensino fundamental ou médio. Além disso, o exame também conta com aplicação de uma prova de redação.

Quem não concluiu o Ensino fundamental, pode conseguir o seu certificado participando da prova do Encceja e obtendo a nota mínima necessária.

O programa abre inscrições anualmente e os interessados devem se inscrever dentro da data limite. Depois, é só se preparar para garantir o seu sucesso no exame.

Vale lembrar que as inscrições para a prova do Encceja são gratuitas, mas caso o candidato não compareça e não justifique a sua ausência ele poderá ter que pagar uma taxa referente aos gastos do Governo com o exame.

EJA

Uma outra opção que pode ser interessante para você é o programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Diferente do Encceja, que se trata apenas de um exame, o EJA é uma forma de concluir o Ensino Fundamental ou Médio em menos tempo.

O programa promove aulas de acordo com a grade curricular para todas as matérias, incluindo realizações de trabalhos escolares e aplicação de prova.

O EJA também promove a obtenção do certificado de conclusão em ambas as categorias de ensino. Isto é claro, para os estudantes que estiverem dentro da média.