Como entrar em uma universidade publica? Veja possibilidades

Ingressar em uma instituição de ensino superior da rede pública é o sonho de muitos estudantes e para torná-lo realidade, é necessário estar atento aos processos seletivo dessas universidades. Você sabe como pode começar o seu curso em uma instituição da rede pública? Então leia as informações a seguir e saiba de tudo:

SISU

O Sistma de Seleção Unificada (SISU) é um dos meios padrão de ingresso ao ensino superior do país. O sistema está diretamente ligado ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), prova responsável por gerar a nota de concorrência dos estudantes.

Esse recurso permite que os estudantes que obtiveram nota superior a 450 pontos e não zeraram a redação do Enem participem das inscrições SISU 2020 e disputem pelas vagas disponíveis.

Para garantir o ingressos nas instituições públicas, é necessário ainda superar a nota de corte do curso escolhido. A meda é gerada diariamente durante o período de inscrição e tem base nas pontuações dos alunos que se inscrevem para os cursos.

Portando, quem está pensando em ingressar em uma instituição pública de ensino, precisa estar atento aos prazos de inscrição do SISU 2020.

Vale mencionar ainda, que o programa abre duas vezes ano, no incio de cada semestre letivo. Os estudantes podem estar concorrendo as vagas com a mesma nota, basta acessar o site quando o edital do Sisu for lançado.

O Sisu é um dos métodos mais utilizados para começar um curso de nível superior e vale a pena conferir as regras do programa para garantir a sua participação!

Vestibular

Uma outra opção é o vestibular tradicional. Como você verificou nos parágrafos anteriores, o Sisu é o sistema padrão que permite acesso ás instituições públicas do país.

O que acontece é que nem todas as universidades do sistema público de ensino aderiram ao Exame Nacional do Ensino Médio. Algumas aceitam parcialmente e outras preferem o ingresso tradicional.

E este é possível através do vestibular das instituições, que pode estar acontecendo em datas diferentes. O aluno interessado precisa verificar o método de ingresso da sua universidade para poder realizar a inscrição.

Esses vestibulares acontecem, igualmente ao Sisu, próximo ao começo de cada ano letivo e a instituição possui um prazo para divulgar os resultados.

A avaliação pode possuir conteúdos voltados para o ensino médio, assim como direcionamentos específicos, como é o caso do curso de Música e Dança, por isso, vale a pena verificar os requisitos da formação escolhida.